Marca é a identidade visual de uma empresa de serviços ou de um produto, sendo o veículo por meio do qual o consumidor os associa ao nome dessa empresa ou fabricante. Sem essa capacidade de associação, seria impossível diferenciarmos fabricantes de um mesmo artigo, produto ou serviço.
"Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro."
Seth Godin.
A função do Branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, essenciais para que o cliente escolha a marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço. Todos os movimentos que a marca faz, desde a visualização de um logotipo, a escolha da fonte, do discurso, dos valores da empresa, a propaganda, ajudam a construir sua personalidade na mente do consumidor através de percepções e sensações.
A representação visual da marca ajuda a criar uma identidade na mente do consumidor: o logotipo, as fontes, estilo, cores etc. Quanto mais graficamente equilibrada ela for, esteticamente falando, mais rápida e efetiva será sua associação positiva na mente do cliente consumidor.
Toda logomarca [logotipo + marca] deve ter um manual de aplicação, onde estejam as referências de todas as cores nela aplicadas, a fonte usada na sua criação, suas versões e como ela deve ser aplicada nos diversos materiais e suportes.
A Adalbacom desenvolve a criação de marcas e identidade visual para empresas, agregando valor ao nome e aos seus produtos. O valor que a marca passa a ter com o tempo está diretamente ligado à criatividade e bom senso na sua criação e ao Branding desenvolvido
A Controller Educationé uma empresa empreendedora da educação, que desenvolve tecnologia e sistemas para a gestão educacional, sediada em Joinville, SC. O job solicitado foi a ciação de nova logomarca, que substituiu a antiga marca, em formato de "i".
O projeto de criação da marca para a Controller Education considerou as cores básicas como as diferentes áreas de atuação da empresa na esfera da gestão educacional, unidas a uma solução que promova a boa gestão da instituição, ao mesmo tempo que expandem para todos os lados em setas que permitem sua expansão e desenvolvimento.
Havia ainda a necessidade de considerar o elemento "esfera" na criação da marca, para que houvesse associação à marca de um produto de sucesso da empresa, já existente no mercado.
cliente | Controller Education |
---|---|
Área |
Branding Criação de Logomarca Identidade Visual |
DATA | Março de 2015 |
WEBSITE | Website |