Livro

Famílias do Velho Mundo no Comércio do Paraná

A contribuição dos imigrantes europeus no desenvolvimento docomércio paranaense e de Curitiba fica evidente na leitura do livro Famílias do Velho Mundo no Comércio do Paraná, lançado nesta quarta‐feira (14), no Restaurante‐escola do Senac, em Curitiba. A obra escrita pela socióloga e mestre em educação, Niroá Zuleika Rotta Ribeiro Glaser, foi publicada pela Editora Senac Paraná. Por quase três anos a autora realizou um intenso trabalho de pesquisa sobre as tradicionais famílias Leitner, Hauer e Glaser, que se uniram ao longo da história, por intermédio de prósperos casamentos. Motivada por uma exposição sobre os imigrantes austríacos no Paraná, realizada em 2007, Niroá conta que tomou a decisão de iniciar sua busca histórica quando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, procurou a família Glaser para subsidiar o acervo que fará parte do Museu do Comércio.

A Casa Glaser é a única firma comercial a ultrapassar um século ininterrupto atuando nessa área, nas mãos da mesma família e no mesmo espaço físico. Só tenho a agradecer ao apoio da Fecomércio, por meio do Darci Piana, um dirigente de mente singular, que teve a perspicácia de idealizar este museu, para mostrar que o desenvolvimento econômico de um país se faz pelo comércio na acepção integral da palavra, não só como mercadorias, mas também pela troca de conhecimento.”

“Esta publicação faz parte de nossa cultura, é um retrato de nossa gente, e pode levar o futuro para o povo”, afirmou Darci Piana, ao destacar o valor de um livro para a formação de dos jovens e da cultura de uma nação.

“O Museu do Comércio já está edificado em nosso pensamento, em nossas memórias. Temos 1.200 peças vindas de todo o Paraná guardadas, esperando por este espaço cultural singular para o comércio, que será instalado na nova sede da Fecomércio, já em fase de projetos”, completou Piana.

O diretor de Educação Profissional e Tecnologia do Senac PR, Ito Vieira, explicou os motivos que levaram a instituição a apoiar a publicação do livro. “Esta obra traz em seu bojo exemplos de organização, gestão e estratégias de negócios de três famílias que vieram da Europa no século XIX e trouxeram para o Paraná contribuições que servem para a contemporaneidade. São conhecimentos que transpassam de uma época analógica para a modernidade, uma época digital”, ressaltou. O livro Famílias do Velho Mundo no Comércio do Paraná vai compor o acervo de todas as bibliotecas das unidades do Sesc e do Senac, levando cultura e história a alunos, comerciários e comerciantes. O evento de lançamento também contou com as presenças do diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier; do diretor administrativo financeiro do Senac PR, Edmundo Knaut; do desembargador Edson Vidal Pinto; da vereadora Julieta Reis; de Julio Ribeiro, representando o vice-governador Flávio Arns; de Adi Andrade, representando a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika; de Osvaldo Nascimento Junior, representando o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson Ramon; da colunista Juril Carnasciali, entre outros.

Equipe Técnica editorial

  • Coordenação editorial e projeto gráfico: Adalberto Camargo
  • Fotografia: Amaryllis Kanayama, Angelita Muxfeldt, Ivo Lima, Nilson Santana
  • Assistente de editoração: Amaryllis Kanayama
  • Assistente de produção: Sonia Barizon
  • Revisão: Alex de Britto Rodrigues

Detalhes do Projeto

CLIENTE FECOMÉRCIO-PR e SENAC-PR
Área Comércio do Paraná
Família Glaser & Leitner
Design editorial
InDesign
Data Agosto de 2011
website Glaser Presentes

Book PDF