Livro

Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Paraná

Dando continuidade à importante ferramenta de planejamento, que teve início com a publicação do ZEE PR – Litoral, o trabalho intitulado Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Paraná – ZEE-PR é um projeto mais abrangente que permite obter informações e viabilizar possíveis soluções para as áreas ambientais e socioeconômicas do Estado do Paraná.

Coordenado pelo Instituto de Terras, Cartografi a e Geologia do Paraná – ITCG, em parceria com diversas instituições paranaenses, o ZEE – PR é mais um importante instrumento de trabalho, gestão e ordenamento territorial, com um panorama de dados relevantes para cada segmento por região do Estado e que, junto ao ZEE Litoral, viabilizará a sustentabilidade, compatibilizando o desenvolvimento socioeconômico com a proteção ambiental.

Por meio de uma análise detalhada de cada região do Paraná, e considerando as peculiaridades de cada uma das 12 zonas identificadas, o ZEE - PR foi fundamentado visando propor diretrizes para a melhoria de uso e gestão dos diferentes segmentos atuantes no território paranaense. Ressalta-se, também, o esforço de uma equipe multidisciplinar formada por servidores capacitados nas mais diferentes áreas de atuação, profissionais estes que contribuíram significativamente para a execução deste trabalho e que, além do profundo conhecimento, dispensaram grande dedicação e entusiasmo para a sua realização.

O ZEE - PR pode ser usado como base de informações, tanto pelas instituições públicas quanto pela iniciativa privada, na orientação para a instalação de diferentes projetos, considerando tanto as vulnerabilidades como as potencialidades do Estado do Paraná, com foco em uma política de equilíbrio entre aspectos sociais, ambientais e econômicos, sempre empenhada no êxito e expansão como legados para as futuras gerações.

Adaptado do texto de introdução, de Amilcar Cavalcante Cabral - Diretor-Presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia

Equipe Técnica Editorial

  • Coordenação geral e organização: Camila Cunico
  • Coordenação final: Danielle Prim
  • Coordenação editorial e projeto gráfico: Adalberto Camargo
  • Revisão técnica: Camila Cunico e Juliano de Sousa Bagatin
  • Revisão ortográfica: Eliane Regina Ferretti, IPARDES, Themis Piazzetta Marques
  • Mapas temáticos: Mirian Isabel Say
  • Fotografos: Denis Ferreira Netto e Harvey Schlenker

Fotos

Detalhes do Projeto

CLIENTE ITCG-PR e Governo do Paraná
ÁREA Zoneamento Urbano
Cartografia Design editorial InDesign
DATA Maio de 2016
WEBSITE ITCG Paraná
Lançamento Agência de Notícias PR

Book 1

Book 2

Book 3