Website

Um Blog para resgatar a história de famílas do sertão paulista

No ano de 2006, foi realizada na cidade de Iepê, SP, uma primeira e pequena reunião de várias famílias que participaram da fundação daquele patrimônio em 1924, primeiramente chamado de "Liberdade". Naquela década, o ajuntamento de famílias se dava em decorrência do desagravo que havia na época entre os católicos e protestantes, que se viam tolhidos em expressar sua fé num movimento que cabara de chegar ao Brasil com os primeiros missionários presbiterianos americanos.

Inicialmente o vilarejo era em sua maioria composto por protestantes, mas que no decorrer das décadas e do seu desenvolvimento, abraçou pessoas de todos os credos e etnias, tornando-se uma cidade cuja liberdade de expressão era o mais importante.

A cidade hoje conta com um museu especialmente dedicado à história de sua fundação, o Museu Histórico da Igreja Presbiteriana Independente. A participação dos descendentes das primeiras famílias tem sido primordial para a preservação da história da cidade, com a reunião de documentação, fotografias e o registro dos relatos de tradição oral.

Em dezembro de 2017 foi realizada a segunda reunião e chegou-se à decisão de lançar um Blog para publicação dessas histórias, organizado pelos atuais descendentes das principais famílias, alguns deles dedicados e importantes historiadores.

O Blog YEPÉ acolher textos, poemas de memória familiar, histórias regionais, genealogias e crônicas. Foi inaugurado com a “Crônica do Futuro”, sobre o encontro de 16/12/17, em comemoração aos 100 anos da chegada dos seus ancestrais aos Três Coqueiros. E a efeméride de seu lançamento começa com a crônica sobre a comemoração da chegada dos Almeidas, Prados, Salvianos e Barreto em 1918 na região do Ribeirão dos Patos.

Acesse o Blog Yepé para conferir a saga dessas famílias no sertão paulista.

06 Maio, 2018
Adalbacom