Livro

História, Tradição & Trabalho

Motivada pelo primeiro livro “Famílias do Velho Mundo no Comércio do Paraná” a socióloga e professora da UFPR Niroá Zuleika Rotta Ribeiro Glaser, em co-autoria com sua filha Bianca Emanuelle Glaser Vidal Pinto, dão continuidade ao trabalho de pesquisa sobre a saga da Família Glaser no comércio do Paraná até chegar aos dias atuais. O segundo livro tem como foco a “Glaser Presentes”, no momento em que completa 130 anos – 1887 a 2017. Este empreendimento comercial de sucesso é uma das poucas empresas com mais de 100 anos que ainda permanece firme e atuante no comércio em Curitiba, fato louvável, dado o momento em que vivemos, de encerramento de atividades frente às sucessivas crises financeiras, ou ao sucumbir às compras e mega fusões desses tempos globalizados.

“Das pesquisas, relatos, entrevistas e depoimentos que compõem esse trabalho, percebe-se que a longevidade e permanência desta empresa decorrem da visão empresarial e da capacidade de inovação que alimentou o processo, mas principalmente da fi delidade, do respeito de cada geração aos princípios e valores preconizados por seu fundador. Sem dúvida nenhuma essa base sólida faz toda a diferença, Glaser presentes, com este acervo histórico poderá por muito tempo com a competência e elegância herdados, oferecer seus serviços a Curitiba com quem divide sua história.” Niroá Glaser

“Esta publicação faz parte de nossa cultura, é um retrato de nossa gente, e pode levar o futuro para o povo”, afirmou Darci Piana, ao destacar o valor de um livro para a formação de dos jovens e da cultura de uma nação.

A coordenação editorial foi realizada pela consultoria Adalbacom a convite da autora, Niroá Glaser, em razão do trabalho já desenvolvido no primeiro livro, para se preservar a identidade visual e pesquisa imagética. Além da trajetória histórica da família Glaser, o livro tem duas interessantes seções: um histórico com fotografias de várias empresas mais antigas no comércio do Paraná e outra com fotografias históricas do comércio na cidade de Curitiba desde o início do século passado, 1900. O resultado não seria possível sem a participação indispensável da Casa da Memória - Diretoria do Patrimônio Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, cujo Centro de Documentação e Pesquisa cedeu as belas fotografias, algumas centenárias.

Equipe Técnica editorial

  • Coordenação editorial, projeto gráfico e ilustrações: Adalberto Camargo
  • Fotografia: Imagens do acervo Glaser, Adalberto Camargo | Casa da Memória - Diretoria do Patrimônio Cultural - Fundação Cultural de Curitiba
  • Revisão: Sônia Censi do Amaral
  • Revisão histórica: Liana Justus
  • Avaliação crítica e feed-back: Dinalva Guimarães e Sonia Barizon

Detalhes do Projeto

CLIENTE Casa Glaser
Apoio FECOMÉRCIO-PR e SESC-PR
Área Comércio do Paraná
Família Glaser
Design editorial
InDesign
Data Julho de 2018
Website Glaser Presentes

Book PDF