Livro

Zoneamento Ecológico-Econômico do Paraná | Fase Litoral

O livro "Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Paraná - Fase Litoral" é um levantamento técnico científico com dados geográficos e recomendações que visam nortear ações de desenvolvimento, tanto no setor público quanto no setor privado, preconizando o equilíbrio entre o social, o econômico e o ambiental; gerando trabalho e renda com responsabilidade sócio-ambiental. A área coberta pelo ZEE no livro é de 6,3 mil quilômetros quadrados, abrangendo sete municípios paranaenses: Morretes, Antonina, Paranaguá, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos.

O ZEE-PR possui três grandes objetivos com o livro: subsidiar os processos de planejamento; servir como apoio técnico, cientifico e operacional; e auxiliar na elaboração de planos, programas e projetos propondo alternativas para tomada de decisão, segundo o enfoque da compatibilização das atividades socioeconômicas com o ambiente natural no litoral do Estado do Paraná.

No livro, de acordo com o zoneamento, o Litoral foi dividido em seis zonas. A maior área, que cobre 80,75% do território do Litoral, é classificada como zona protegida por legislação ambiental específica, que inclui parques e as chamadas Áreas de Proteção Ambiental (APA). A segunda, a mais restritiva do ponto de vista de exploração, é uma área de proteção de mananciais, que cobre 5% da área. As demais zonas são: unidades de conservação e proteção integral; zona urbana; zona de desenvolvimento de terras ocupadas e zona de desenvolvimento diferenciado.

O projeto gráfico foi desenvolvido pela Adalbacom e publicado pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Paraná e Governo do Estado em 2016. A coordenação geral é de Camila Cunico que trabalhou para a publicação da obra desde 2011 até 2015; atualmente é profª dra. na Universidade Federal da Paraíba. Em 2016 o gerenciamento para a publicação da obra passa a ser de Danielle Prim, quando é impresso na Imprensa Oficial do Paraná. A seguir, a equipe técnica editorial do livro.

Equipe Técnica editorial

  • Coordenação geral e organização: Camila Cunico
  • Coordenação final: Danielle Prim
  • Coordenação editorial e projeto gráfico: Adalberto Camargo
  • Revisão técnica: Camila Cunico e Juliano de Sousa Bagatin
  • Revisão ortográfica: Eliane Regina Ferretti, IPARDES, Themis Piazzetta Marques
  • Mapas temáticos: Mirian Isabel Say
  • Fotografos: Denis Ferreira Netto e Harvey Schlenker

Fotos e Vídeo

Detalhes do Projeto

CLIENTE ITCG-PR e Governo do Paraná
ÁREA Zoneamento Urbano
Cartografia Design editorial InDesign
DATA Maio de 2016
WEBSITE ITCG Paraná

Book PDF