Livro

O meu Delírio - Textos e memórias de encenação, de Edson Bueno

O livro O Meu Delírio – Textos e Memórias de Encenação, com lançamento prevista para este mês de junho de 2019, apresenta quatro produções de espetáculos importantes da carreira do autor e diretor de teatro Edson Bueno: “Um Rato em Família” (1984), “New York por Will Eisner” (1990), “Vermelho Sangue Amarelo Surdo” (2003) e "Metamorphosis" (2005).

Produto do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura-PAIC da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, o livro recebeu incentivo do EBAX e foi concebido pelo produtor jornalista Alvaro Collaço e pelo autor Edson Bueno. A produção e direção de arte foi desenvolvida pela Adalbacom | Adalberto Camargo, a convite do produtor Alvaro Collaço e contou com a colaboração de alguns profissionais e instituições, entre eles Áldice Lopes representando o Grupo Delírio, Centro Cultural Teatro Guaíra e Casa da Memória da Fundação Cultural de Curitiba.

Impresso na Gráfica Vitória em Curitiba, o livro de formato 20,5 cm X 27,5 cm possui 368 páginas com textos em papel Pólen Soft e reproduções de fotografias das peças teatrais em papel couchê a cores e preto & branco, com belas imagens capturadas ao longo dos anos pelas lentes dos fotógrafos Chico Nogueira, Neni Glock, Ennio Vianna, Gustavo Härtel e Elenize Dezgeniski. Cada peça teatral apresentada apresenta subdivisões: artigos, ficha técnica, premiações, fotografias e texto da peça.

A peça “Um Rato em Família” é Teatro do Absurdo, com alusões às obras de Fernando Arrabal e Franz Kafka, um dos autores preferidos do autor. A montagem marca a criação do Grupo Delírio, que é lembrada no livro.

Na peça “New York por Will Eisner” o autor revela sua paixão pelas HQs e, em especial, pela arte de Will Eisner, com uma montagem histórica do Teatro Paranaense no Teatro Guaíra Grande Auditório.

A peça “Vermelho Sangue Amarelo Surdo” é um monólogo sobre as reflexões e os conflitos de Vincent van Gogh, que aparecem nas famosas “Cartas a Théo”, trazendo um dos temas preferidos do autor: a importância da arte e do artista na sociedade.

A peça "Metamorphosis" é uma adaptação de “A Metamorfose”, obra de Kafka, que não é só a história sobre um monstro, mas sobre uma sociedade incapaz de conviver com o que lhe é estranho e diferente.

O livro é um marco para a história do teatro paranaense.

Equipe Técnica editorial

  • Idealização: Alvaro Collaço e Edson Bueno
  • Edição: Alvaro Collaço
  • Direção de Arte: Adalberto Camargo
  • Revisão: Eloise Mara Grein e Melina Arins
  • Produção executiva: Alvaro Collaço

Fotos e Vídeo

Detalhes do ProjetoL

CLIENTE Edson Bueno
ÁREA Teatro
Design editorial
InDesign
DATA Maio de 2019
WEBSITE Grupo Delírio

Book PDF