Projeto Cultural | Livro de partituras

Mais um livro de partituras de Cláudio Menandro

O violão no Brasil é considerado um instrumento de identidade nacional, trazido desde o início da colonização pelos portugueses. Sempre teve muitos adeptos, tanto no campo erudito quanto no popular. E ao longo do tempo foi sendo criada uma rica literatura musical para esse instrumento, que inclui nomes como Villa-Lobos, Garoto, Turibio Santos e Paulo Bellinati. No entanto, poucos foram os compositores que verteram para o repertório solista do instrumento, evidenciando nossos ritmos populares como o Baião, Samba, Xote e o Choro.

A idéia de Cláudio Menandro é justamente ampliar esse repertório, utilizando elementos musicais tipicamente brasileiros, aliando uma escrita sofisticada para o instrumento à imensa variedade de nossos ritmos. Esse repertório apresentado no livro de partituras Obras para Violão de Cláudio Menandro é destinado à formação musical clássica em violão. O livro foi impresso com o suporte do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, incentivado pelo Positivo, mas as partituras também estão disponibilizadas integralmente no website www.musicaparaviolao.com.br, para que um maior número de músicos tenha contato com as obras e acesso gratuito ao conteúdo

Na coleção 25 Miniaturas, o autor oferece ao aluno iniciante a chance de ter desde cedo o contato com a rítmica brasileira, sendo importante ressaltar que nessa fase de formação profissional o estudante terá à sua disposição material de estudo que utiliza a linguagem musical européia. Nos 15 estudos, o alvo é o aluno de nível médio, que já venceu os estudos mais fáceis de Fernando Sor e a Série Simples de Leo Brower – conforme Fábio Zanon comenta em seu texto. Nos 3 Estudos Curitibanos, somos brindados com três peças tipicamente brasileiras: um Choro, uma Valsa e um Samba.

O Violão – usado meramente como instrumento de acompanhamento em nossa música popular, é coisa corriqueira. Um fato bem menos comum é a exploração desses ritmos para violão solo. É o que nos apresenta com maestria e perfeição Cláudio Menandro em mais um excelente livro de partituras

Website do projeto: Música para Violão de Cláudio Menandro

Sobre Cláudio Menandro

Cláudio Menandro é compositor, violinista e multi-instrumentista brasileiro de música clássica e popular. Natural de Salvador, iniciou seus estudos musicais ainda na adolescência com Benjamim Silva Araújo, em Resende-RJ. Estudou com João Pedro Borges, Nélio Rodrigues, Henrique Pinto e técnicas e interpretação com Turíbio Santos, Oscar Ferreira de Souza e Oscar Cárceres. Aperfeiçoou seus estudos em viola de gamba e música renascentista/barroca em cursos de extensão em Basel e Genebra, na Suíça. É professor de violão no Conservatório de MPB em Curitiba.

Em 1985 lançou o LP "Cláudio Menandro Interpreta", disco no qual foram incluídas obras de vihuelistas, aludistas e violonistas, ainda em Resende. Em 1988 lançou o 1º disco solo, o LP "Capelinha", com apresentação de Turíbio Santos, interpretando alguns clássicos do cancioneiro popular. Em 1989 desenvolveu um trabalho na Alemanha como integrante do grupo Projeto Três, ao lado do violonista alemão Ahmed El-Salamouny e do percussionista carioca Gilson de Assis, radicado na Suíça desde 1981. Integrando este trio, apresentou-se em vários concertos e workshops de música brasileira pela Europa. No ano de 1991 o grupo lançou na Alemanha o primeiro disco, "Calunga", no qual foram incluídas diversas composições brasileiras em gêneros variados como choro, samba e bossa-nova. Em 1995, ainda integrando o grupo Projeto Três, lançou o disco "Samba Urbano". No ano de 2004 lançou o CD inteiramente autoral voltado para o choro "Sombra e água fresca" cujas composições ganharam letra dos poetas Marcelo Sandmann e Benito Rodriguez. Ainda em 2004, lança outro CD – o Tributo a Waltel Branco – no qual interpreta esse grande músico nascido no litoral paranaense que ganhou mundo, projeto-resgate de muitas músicas inéditas do autor

Em 2005, lança novo CD instrumental, "Descansado", com choros de sua autoria. Em 2008 lança o álbum com partituras, "A Obra para Violão de Waltel Branco", com peças escritas originalmente para este instrumento, com seleção e organização de Cláudio Menandro e produção de Alvaro Collaço. Em 2009, publica seu grande projeto documental, o livro de partituras "Choro Brasileiro", com mais de 50 composições próprias em duas afinações, português/inglês. Devido ao seu trabalho docente, com olhos para a didática de ensino e prática do violão, lança em 2011 o álbum "15 Estudos para Violão", analisado e elogiado pelo renomado violonista Fábio Zanon.

Em 2013, lança-se no universo da música cantada com o CD Conselho do Bom, em parceria com os poetas Marcelo Sandmann e Benito Rodriguez. Em 2015, mais uma homenagem com o CD "Alma de Passarinho", segundo CD com composições de Waltel Branco. Em seguida, participa de mais um disco com produção de Alvaro Collaço, "O Violão Plural de Waltel Branco" ao lado de outros violonistas renomados.

18 Junho, 2018
Adalbacom